Efeito do método de síntese de materiais de LaNiO3 com estrutura perovskita nas suas características e na remoção do corante azul de metileno do meio aquoso
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.127202Palavras-chave:
Perovskita, LaNiO3, método de sínteseResumo
Óxidos com estrutura perovskita são alvo de importantes estudos, pois são materiais versáteis que apresentam aplicações magnéticas, elétricas, ópticas, catalíticas, adsortivas, entre outras, e também são facilmente sintetizados. Essas aplicações são potencialmente influenciadas pelo método de síntese e, nesse sentido, diversos métodos têm sido utilizados na preparação desses materiais, a fim de otimizar suas características e propriedades. Os métodos: proteíco modificada usando gelatina como agente complexante, mecanossíntese e método de combustão em placa de aquecimento e microondas foram usados para preparar os materiais do tipo LaNiO3 com estrutura perovskita usadas no presente trabalho. Os materiais obtidos foram caracterizados por técnicas físico-químicas (difratometria de raios X, adsorção de nitrogênio a 77 K e determinação do ponto de carga zero) e avaliados como adsorventes para a remoção do corante azul de metileno em meio aquoso. Todos os materiais apresentaram potencial de remoção do corante do meio, com destaque para o material obtido por mecanossíntese, que apresentou maior eficiência de descoloração do corante azul de metileno, devido ao seu menor tamanho de cristalito e maior área de superfície. Após os testes de remoção do corante, a estrutura da perovskita foi preservada e o adsorvente foi reutilizado após ser submetido à calcinação a 900 °C por 2 horas quando ocorreu a degradação simultânea do corante previamente adsorvido. Os materiais reaproveitados ainda apresentavam alto potencial de remoção de corantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Anne Michelle Garrido Pedrosa, Joenesson Fílip Santos Ribeiro, Andreza Alves Souza, Elaine Cristina Nogueira Lopes Lima, Marcelo José Barros Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.