Atuação das academias de ginástica durante a pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.102801Palavras-chave:
academias de ginástica, pandemias, redes sociais onlineResumo
O objetivo do estudo foi descrever o conteúdo de práticas de exercícios físicos veiculado virtualmente por academias de ginástica durante a pandemia da COVID-19. Trata-se de estudo descritivo, observacional e com característica retrospectiva. A amostra foi composta por oito academias de ginástica distribuídas nas regiões administrativas do município de Maceió – AL. Foi elaborado um formulário para registrar as variáveis de interesse: plataformas virtuais utilizadas, tipo das postagens, conteúdo e o número de visualizações dessas postagens nos meios virtuais utilizados no período de abril, maio e junho de 2020. Foram realizadas análises descritivas das variáveis contínuas por meio da média e valores mínimos e máximos. Para as variáveis categóricas, foi utilizada a distribuição de frequências em números absolutos e relativos. Nos resultados, foi identificado um total de 91.836 seguidores dos perfis de redes sociais das oito academias observadas. Foram identificadas um total de 449 tipos distintos de postagens, sendo a maioria realizada na rede social Instagram (85,0%); o conteúdo mais prevalente foram os posts informativos (64,5%). Em relação ao conteúdo especifico de vídeo aulas ou lives de treinamento, as atividades com perfil de demanda cardiorrespiratória (aeróbicas) foram as que apresentaram maior prevalência de oferta (47,3%), seguido das atividades com capacidades mistas (aeróbias e resistidas) com 32,3%. As academias de ginástica em seus ajustes pós-pandemia, além dos cuidados com a biossegurança, podem se aproximar mais dos seus clientes utilizando, de modo mais efetivo, tecnologias virtuais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Jurandir Amaral Araújo Júnior, Gerfeson Mendonça, José Jean Oliveira Toscano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.