Atuação das academias de ginástica durante a pandemia da Covid-19

Jurandir Amaral Araújo Júnior, Gerfeson Mendonça, José Jean Oliveira Toscano

Resumo


O objetivo do estudo foi descrever o conteúdo de práticas de exercícios físicos veiculado virtualmente por academias de ginástica durante a pandemia da COVID-19. Trata-se de estudo descritivo, observacional e com característica retrospectiva. A amostra foi composta por oito academias de ginástica distribuídas nas regiões administrativas do município de Maceió – AL. Foi elaborado um formulário para registrar as variáveis de interesse: plataformas virtuais utilizadas, tipo das postagens, conteúdo e o número de visualizações dessas postagens nos meios virtuais utilizados no período de abril, maio e junho de 2020. Foram realizadas análises descritivas das variáveis contínuas por meio da média e valores mínimos e máximos. Para as variáveis categóricas, foi utilizada a distribuição de frequências em números absolutos e relativos. Nos resultados, foi identificado um total de 91.836 seguidores dos perfis de redes sociais das oito academias observadas. Foram identificadas um total de 449 tipos distintos de postagens, sendo a maioria realizada na rede social Instagram (85,0%); o conteúdo mais prevalente foram os posts informativos (64,5%). Em relação ao conteúdo especifico de vídeo aulas ou lives de treinamento, as atividades com perfil de demanda cardiorrespiratória (aeróbicas) foram as que apresentaram maior prevalência de oferta (47,3%), seguido das atividades com capacidades mistas (aeróbias e resistidas) com 32,3%. As academias de ginástica em seus ajustes pós-pandemia, além dos cuidados com a biossegurança, podem se aproximar mais dos seus clientes utilizando, de modo mais efetivo, tecnologias virtuais.


Palavras-chave


academias de ginástica, pandemias, redes sociais online

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DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.102801

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