Crescimento e qualidade de mudas de baru em reposta a hidroretentor e água magnetizada
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.110201Palavras-chave:
Dipteryx alata Vogel., magnetização, hidrogelResumo
O baru (Dipteryx alata Vogel) é uma espécie nativa do Cerrado de usos múltiplos. O objetivo desse trabalho foi verificar a influência da associação entre doses de hidroretentor e tipos de água de irrigação no crescimento e na qualidade de mudas de baru. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso 5x2x5, com 5 repetições, sendo 5 doses de hidroretentor (0, 2, 4, 6, 8 g L-1 - DH), 2 águas de irrigação (normal - AN e magnetizada - AM) e 5 épocas de avaliação (15, 30, 45, 60, 75 e 90 dias após a emergência – DAE). A unidade experimental era composta de 4 mudas, cultivadas em substrato comercial sob tubetes de 120 cm³ de capacidade. O crescimento foi avaliado por características morfológicas (altura de planta, diâmetro de caule e número de folhas, em intervalos quinzenais) e por produção de matéria seca (matérias secas de raiz, caule e folhas aos 90 DAE). As matérias secas foram usadas para estimar as razões de matéria seca. A qualidade foi determinada pelo Índice de Qualidade de Dickson (IQD). Observou-se que o crescimento em AF e NF foram limitados, enquanto que DC aumentou linearmente com o tempo. A associação entre DH e AM reduzem a AP, mas compensam no NF. A não diferença observada nas matérias secas, razões de matérias secas e IQD foram atribuídas à plasticidade fenotípica do baru. DH acima de 0,78 g L-1 não influenciam expressivamente no sistema radicular devido a limitação do tubete de 120 cm³.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 João Paulo Pereira Mendes, Alisson Macendo Amaral, Marco Antonio da Silva Verssiani, Maria Ângela Cruz Macêdo dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.