Cerâmicas de tungstato de cádmio para aplicação como cintilador
Palavras-chave:
Cerâmicas, Cintiladores, CdWO4Resumo
O presente trabalho tem como objetivo a produção de cerâmicas cintiladoras de tungstato de cádmio(CdWO4 – CWO). A rota de produção empregada foi a síntese de estado sólido (ou mistura de óxidos).Antes da calcinação, os precursores óxido de cádmio e óxido de tungstênio foram homogeneizados emalmofariz de ágata. Utilizou-se ainda o óxido de bismuto para a produção de cerâmicas dopadas com 1%em mol de bismuto, a fim de melhorar a eficiência dos cintiladores. Como existe a possibilidade de perdade Cd2+ a temperaturas acima de 1000 ºC, também foram produzidas cerâmicas com 1% de excesso deóxido de cádmio. A fase cristalina única do material foi obtida após duas calcinações e comprovada pordifratometria de Raios X (DRX). Para a caracterização, foram realizadas medidas de radioluminescênciacom fonte de radiação β e Raios X. Através da Microscopia de Força Atômica (AFM) foram feitasimagens da superfície das cerâmicas sinterizadas. A densidade dos corpos cerâmicos foi calculada pelométodo de Arquimedes e comparada com a densidade teórica (7.99 g/cm3).Downloads
Como Citar
Novais, S. M. V., Silva, R. S., Hernandes, A. C., & Macedo, Z. S. (2011). Cerâmicas de tungstato de cádmio para aplicação como cintilador. Scientia Plena, 2(7). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/590
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.