Identificação de fatores determinantes da severidade das lesões sofridas por pedestres nas rodovias federais brasileiras entre 2017 e 2019: Análise via regressão logística multinomial
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.049901Palavras-chave:
atropelamento de pedestres, segurança pública, regressão logística multinomialResumo
A mobilidade a pé é uma das principais formas de deslocamento da população brasileira, representando 41% das viagens realizadas no país em 2016. Entretanto, o compartilhamento do espaço entre pessoas e veículos motorizados em locais desprovidos de infraestrutura adequada tem provocado situações de conflito, aumentando os riscos de ferimentos e fatalidades entre os transeuntes. Neste estudo, foi realizada uma análise sobre os fatores determinantes da severidade das lesões sofridas por pedestres nas rodovias federais brasileiras no período entre 2017 e 2019. Para tanto, foram utilizados dados oficiais da Polícia Rodoviária Federal para a construção de um modelo de regressão logística multinomial, que descreveu o estado físico dos pedestres a partir das variáveis explicativas presentes na base de dados. Os resultados obtidos apontam que: pedestres atropelados por veículos de grande porte, como caminhões, ônibus e utilitários apresentam maiores chances de morte; fases do dia com menor luminosidade natural, como a plena noite, o amanhecer e o anoitecer, oferecem maiores riscos de lesões graves e fatalidades; perímetros urbanos oferecem menor risco de fatalidades em relação às áreas rurais; pedestres do sexo masculino têm maiores chances de apresentarem ferimentos graves ou virem a óbito; pistas múltiplas e finais de semana oferecem maiores chances de morte ou lesões graves ao pedestre. Por fim, foi identificada uma tendência de aumento anual nas chances de lesão grave (9,9% ao ano) e morte (3,3% ao ano) entre os pedestres brasileiros, bem como maiores riscos à integridade física dos pedestres das regiões norte, nordeste e centro-oeste.
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