Influência do tempo de reação sobre as propriedades físico-químicas de biocombustíveis obtidos através do craqueamento térmico catalítico do óleo de palma bruto
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.064201Palavras-chave:
Bio-óleo, produto líquido orgânico, planta pilotoResumo
O presente trabalho investigou a influência do tempo de reação sobre a qualidade (propriedades físico-químicas) de biocombustíveis obtidos por craqueamento térmico catalítico de óleo de palma bruto (OPB). A influência do tempo de reação (10, 20, 30, 40, 50 e 60 min) sobre a qualidade dos biocombustíveis brutos denominados produtos orgânicos líquidos (PLO) foi investigada por meio de experimentos realizados em uma planta piloto de craqueamento com capacidade de 143 L nas seguintes condições operacionais: 20% em massa de carbonato de sódio (Na2CO3) como catalisador, 450 °C, 1 atm e operação em batelada. A qualidade dos biocombustíveis produzidos foi certificada através de análises físico-químicas (índice de acidez, índice de saponificação, massa específica, índice de refração, viscosidade cinemática, corrosividade ao cobre e ponto de fulgor). Os resultados mostram que as propriedades físico-químicas do PLO diminuem com o aumento do tempo de reação, de forma que o processo de craqueamento catalítico ocorre de forma eficiente no intervalo de 10 a 20 min após seu início, podendo ser finalizado quando atinge 30 minutos de reação. Além disso, o Na2CO3 foi essencial como catalisador na reação de craqueamento para redução das propriedades físico-químicas dos PLOs obtidos em diferentes tempos, permitindo que a gravidade específica, viscosidade cinemática e corrosividade ao cobre fique dentro ou muito próximos dos limites estabelecidos para Diesel S10.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Silvio Alex Pereira Mota, Andréia Andrade Mancio, Jhuliana Silva Santanna, Valtiane J. P. Gama, Nélio Teixeira Machado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.