Efeito alelopático das folhas frescas de Azadirachta indica na germinação de plantas nativas de floresta tropical sazonalmente seca
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.124202Palavras-chave:
invasão biológica, Caatinga, espécies exóticasResumo
O potencial alelopático, caracterizado pelos efeitos danosos ou benéficos sobre uma espécie, é uma hipótese para explicar o sucesso de uma espécie vegetal em processo de invasão. Deste modo, foi investigado o efeito alelopático do extrato de folhas frescas de Azadirachta indica sobre a germinação e o crescimento inicial de espécies nativas (Mimosa caesalpiniifolia, Pityrocarpa moniliformis, Astronium urundeuva, Cenostigma pyramidale, Piptadenia stipulacea e Libidibia ferrea) de Floresta Tropical Sazonalmente Seca (caatinga). O extrato bruto foi elaborado com 200g de folhas frescas em 1L de água destilada, diluído em seis tratamentos. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com quatro repetições de 25 sementes, tendo como substrato papel-tolha umedecido com extrato. Contou-se diariamente a quantidade de sementes germinadas. Ao fim do experimento avaliou-se: comprimento da radícula (CR), porcentagem de germinação (PG), índice de velocidade de germinação (IVG) e tempo médio de germinação (TMG). Registrou-se uma redução das médias de PG e IVG, para P. stipulacea, e de TMG, para A. urundeuva, com o aumento da concentração de extrato. Nos valores de CR o extrato reduziu o crescimento de P. moniliformis e L. ferrea e favoreceu A. urundeuva e C. pyramidale, em concentrações intermediárias. Os resultados encontrados inferem que A. indica exerce efeito alelopático em espécies nativas, podendo interferir no estabelecimento dessas em campo, o que afetaria a sucessão e o equilíbrio da floresta ao longo do tempo, uma vez que a estrutura da comunidade e os processos ecossistêmicos seriam impactados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 João André Ximenes Mota, Henrique Áquila Ferreira Lemos, Wanessa Nepomuceno Ferreira, Maria Amanda Menezes Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.