Adsorventes obtidos de resíduos de licor negro: síntese, caracterização e avaliação na remoção de corantes têxteis
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.124201Palavras-chave:
resíduos industriais, adsorventes, licor pretoResumo
Neste trabalho, adsorventes do tipo carvão foram preparados a partir do licor negro, resíduo da indústria de celulose e papel rico em lignina e contendo sais inorgânicos. Durante a preparação dos materiais adsorventes, o licor negro foi seco a 120 °C e depois pirolisado a diferentes temperaturas (600 °C, 700 °C e 800 °C) sob uma atmosfera de nitrogênio. As amostras foram caracterizadas por difração de raios X (DRX), análise termogravimétrica (TG), microscopia eletrônica de varredura (MEV), espectroscopia de energia dispersiva de raios X (EDX), medição de área superficial específica (BET), determinação do ponto de carga zero (PZC), e avaliação da capacidade de remoção do corante azul de metileno. Os resultados de DRX indicaram a presença de fases cristalinas de diferentes sais, principalmente carbonato de sódio, na superfície dos materiais carbonosos produzidos a partir de resíduos de licor negro. Além disso, foi observado um efeito significativo da temperatura de pirólise na cristalinidade do carvão. Os materiais apresentaram baixos valores de porosidade e área superficial específica, e morfologias semelhantes. O caráter superficial dos sólidos foi predominantemente alcalino, de acordo com as curvas PZC. Todos os sólidos foram eficientes na remoção de 70 a 85% da cor do azul de metileno.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Mayara Oliveira, Vinícius Gonçalves Santos, Luciene Santos Carvalho, Doris Ruiz, Igor Antunes Silva Barbosa, Cesário Francisco das Virgens, André Rosa Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.