Atividade física na rotina de indivíduos em tratamento para câncer de próstata em Vitória da Conquista e região
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.019901Palavras-chave:
fator de risco, câncer, Sistema Único de SaúdeResumo
O câncer de Próstata (CaP) é uma neoplasia com vários estágios de evolução e frequentemente associada a homens de idade avançada. O presente trabalho teve o objetivo de analisar fatores associados a prática de atividade física em pacientes diagnosticados com (CaP) sob tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) em Vitória da Conquista (BA). Compuseram esta amostra 150 indivíduos com CaP com mais de 50 anos, atendidos na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). Dados foram obtidos através de aplicação de questionário semiestruturado, aferição de medidas antropométricas e coleta de dados em prontuário médico. A análise incluiu estatística descritiva e de associação entre prática de atividade física e CaP considerando significância quando p<0,05. Dos 150 pacientes, 45,3% praticavam atividade física, sendo a caminhada a mais frequente. A subamostra de praticantes de atividade física apresentou 85,3% de indivíduos não brancos com idade média 71 anos ± 7,26. Houve associação entre prática de atividade física e idade inferior a 74 anos (p-value 0,002), e autopercepção de saúde boa/muito boa (p-value 0,001). A prática de atividade física é possível na vigência de doenças como câncer; se associando a melhor autopercepção de saúde e tendo o aumento da idade como fator limitante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Yuri Pereira Muniz, Andrei Teixeira Almeida, Cláudio Lima Souza, Laize Tomazi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.