Bioatividade do óleo essencial de Eugenia caryophyllus sobre Cladosporium herbarum, agente etiológico da verrugose em maracujá
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.020201Palavras-chave:
crescimento micelial, Passiflora edulis, verrugoseResumo
Os óleos essenciais extraídos de plantas exibem funções ecológicas importantes demonstradas através de diversos estudos, com potencial para serem utilizados como agentes antimicrobianos naturais em substituição aos pesticidas convencionais. O objetivo deste estudo foi avaliar in vitro a fungitoxidade do óleo essencial de Eugenia caryophyllus Tumb, em diferentes concentrações, contra o crescimento micelial de Cladosporium herbarum, agente etiológico da doença conhecida como “verrugose” que afeta todos os órgãos aéreos do maracujazeiro, reduzindo seriamente a produtividade, o suprimento, os preços e a qualidade da fruta. A partir de frutos e flores, o fungo foi isolado, recuperado e analisado em batata-dextrose-ágar (BDA) com os tratamentos 12,8; 6,4; 3,2; 1,6; 0,8; 0,4 e 0,2 μL de óleo essencial de E. caryophyllus. O óleo essencial de E. caryophyllus inibiu o crescimento micelial de C. herbarum a partir da concentração de 1,6 μL e apresentou uma inibição micelial total na concentração de 12,8 μL. Assim, o óleo essencial de E. caryophyllus apresentou-se promissor para aplicações futuras como agente biofungicida contra C. herbarum.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ana Rosa de Figueiredo, Leirson Rodrigues da Silva, Lilia Aparecida Salgado de Morais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.