Quebra de dormência, substratos alternativos e a produção de mudas de Samanea tubulosa (Benth.)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.030201Palavras-chave:
Agroecologia, resíduos orgânicos , sustentabilidadeResumo
Investigamos diferentes métodos de quebra de dormência e substratos para mudas de Samanea tubulosa. Quatro formulações de substratos foram testadas: SCO: substrato comercial; BBA: biomassa decomposta de babaçu + solo (1:1); BBU: biomassa de buriti + solo (1:1); e BCA: bagana de carnaúba + solo (1:1), e três métodos de quebra de dormência: EM: escarificação mecânica; IA: imersão em água; e EQ: escarificação química. A maior emergência de plântulas ocorreu com um substrato de BCA com escarificação química. O substrato de BCA e SCO proporcionaram os maiores valores médios de altura, comprimento e volume radiculares, diâmetro radicular, diâmetro na altura do colo, número de folhas, massa seca da parte aérea, massa seca radicular e índice de qualidade de Dickson. Portanto, BCA pode ser usado como substrato para a produção de mudas de S. tubulosa, e o método de imersão em água é ideal quando combinado com um substrato de BBU.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Romário Martins Costa, Marcos Renan Lima Leite, Sâmia dos Santos Matos, Larissa Macelle de Paulo Barbosa, Raissa Rachel Salustriano da Silva-Matos, Nítalo André Farias Machado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.