Modelo computacional de predição de dias trabalháveis para semeadura da soja em municípios de Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.123102Palavras-chave:
geoprocessamento, mecanização, planejamentoResumo
Atualmente, na agricultura, a grande competitividade exige que os agricultores elaborem estratégias para maximizar lucros e aumentar a eficiência produtiva. Assim, é fundamental no planejamento que o produtor estime o tempo disponível para realizar suas operações levando em consideração, como fator principal, as variáveis climáticas. Neste trabalho, analisou-se as probabilidades de ocorrência de dias trabalháveis e o número de conjuntos mecanizados necessários para operações de semeadura da soja nos municípios de Diamantino e Sinop do estado do Mato Grosso. Para isso obteve-se dados meteorológicos dos referidos municípios e identificou-se os dias favoráveis a semeadura através dos critérios de precipitação < 5 mm e o armazenamento de água no solo (ARM) entre 40 e 90% da capacidade de água disponível (CAD). Simulou-se o número de dias trabalháveis através de três diferentes critérios, sendo de 40%, 50% e 60% do dia ser favorável a semeadura, em seguida estimou-se o número de conjuntos mecanizados necessários para semeadura em uma determinada área. Para ambos os municípios, os valores da probabilidade do dia ser favorável a semeadura P(F) aumentaram após o início das chuvas. Já a demanda de maquinários variou conforme o critério adotado sendo menor quando se considerou o critério de 40% de P(F).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Gabriel Vergilio Barboza, Vitor Alfeu Guedes Moreira Vieira, Rafael Cesar Tieppo, Rivanildo Dallacort, Maria Carolina da Silva Andrea
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.