Análise de Dose Superficial e em Profundidade em Radiografia Intrabucal
Palavras-chave:
dosimetria, termoluminescência, intrabucalResumo
Neste trabalho foram realizadas análises dosimétricas com o uso da técnica de termoluminescência para estudo da possibilidade da verificação das características dos feixes de raios X empregados em radiologia odontológica utilizando dosímetros termoluminescentes de CaSO4:Dy + Teflon. O estudo realizado simulando-se regiões intrabucais, periapical do dente incisivo, molar e pré-molar e a oclusal, de indivíduos do sexo masculino e feminino. Uma câmara de ionização de placas paralelas foi também utilizada na verificação das doses e filmes radiográficos de dimensões grandes foram empregados para observação das dimensões dos campos de radiação. Os feixes analisados foram os dos equipamentos de radiodiagnóstico do Departamento de Odontologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe. As análises comprovaram que o estudo das doses superficiais e em profundidade empregadas em odontologia ser realizado com dosímetros termoluminescentes.Downloads
Como Citar
de Oliveira, C. S. S., & Souza, D. do N. (2011). Análise de Dose Superficial e em Profundidade em Radiografia Intrabucal. Scientia Plena, 1(5). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/582
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.