Construção de Monitores de Pulso para Dosimetria de Extremidades Superiores em Medicina Nuclear
Palavras-chave:
medicina nuclear, monitor de pulso, detectores termoluminescentesResumo
Na manipulação de materiais radioativos em serviços de medicina nuclear, a parte do corpo do trabalhador que mais fica exposta à radiação ionizante são mãos, antebraço e braço. Por isso, tem-se a necessidade de se desenvolver monitores que sejam de fácil reprodução e baixo custo para determinar o nível de doses de radiação recebidas pelo trabalhador nessas extremidades. Com o objetivo de se desenvolver um novo monitor de pulso, foram utilizados detectores termoluminescentes de CaSO4:Dy (TLD), juntamente com uma pequena placa de acrílico e papelão perfurado para depositar os TLD. Este conjunto foi envolvido em plástico para proteger de umidade e outros fatores ambientais prejudiciais, além disso, foi inserida uma pulseira adaptável para qualquer trabalhador. Nos primeiros testes foram obtidos resultados satisfatórios, com uma resposta à dose suficiente para a avaliação dosimétrica proposta.Downloads
Como Citar
Cunha, C. de J., & Souza, D. do N. (2011). Construção de Monitores de Pulso para Dosimetria de Extremidades Superiores em Medicina Nuclear. Scientia Plena, 1(5). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/581
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.