Comparação dos Espectros de Emissão Termoluminescente e Emissão Fotoinduzida do Topázio
Palavras-chave:
topázio, emissão termoluminescente, emissão fotoinduzidaResumo
Trabalhos anteriores mostraram que o topázio apresenta boas características termoluminescentes (TL) e que as análises de amostras de lotes distintos apresentaram curvas de emissão com diferentes números de picos de TL, além disso, os tratamentos térmicos aos quais as amostras foram submetidas produziam modificações nas emissões TL destas amostras. O espectro de emissão TL apresentou-se como uma banda larga com emissão entre 380 e 550 nm, com um dos máximos de intensidade TL em 450 nm em todas as amostras. Neste trabalho, foi estudado o espectro de emissão fotoinduzida do topázio e este foi comparado com a emissão termoluminescente deste mineral. As análises foram feitas utilizando-se amostras de diferentes lotes, tratadas termicamente, com ou sem dose adicional de radiação e amostras naturais (como recebidas), na forma de pó. As medidas dos espectros de emissão fotoinduzida foram realizadas em um espectrofluorímetro no intervalo de 200 a 800 nm, com largura da fenda de excitação de 2 mm e da fenda de emissão de 1 mm. A emissão fotoinduzida do topázio apresentou-se similar a de outros silicatos. Os resultados mostraram que emissão fotoinduzida é semelhante à emissão TL na região UV-visível, com bandas de emissão mais intensas entre 350 e 550 nm. As intensidades das emissões fotoinduzidas de cada amostra mostraram-se diferentes, as do topázio 2 apresentaram maior intensidade, semelhante ao observado na termoluminescência.Downloads
Como Citar
Dantas, S. C., dos Santos, M. A. C., & Souza, D. do N. (2011). Comparação dos Espectros de Emissão Termoluminescente e Emissão Fotoinduzida do Topázio. Scientia Plena, 1(5). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/580
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.