Distribuições de Probabilidade da Condutância em Pontos Quânticos com Contatos não Ideais
Palavras-chave:
teoria de matrizes aleatórias, pontos quânticosResumo
Pontos quânticos são nanoestruturas que consistem em cavidades com dinâmica classicamente caótica, ligadas a reservatórios de elétrons por meio de guias de onda semi-infinitas. Podemos classificar os sistemas em classes de universalidade devido à presença ou não de certas simetrias (reversão temporal, rotação de spin), onde as propriedades de muitos sistemas diferentes são descritas por leis universais. Neste trabalho é estudado o efeito da quebra de simetria de reversão temporal sobre a distribuição de probabilidade da condutância em função da transparência da barreira de tunelamento que acopla um ponto quântico a duas guias de onda com um canal de espalhamento. As distribuições foram encontradas numericamente para valores diferentes do parâmetro de quebra de simetria empregando a teoria de matrizes aleatórias.Downloads
Como Citar
Passos, A. L., & Souza, A. M. C. (2011). Distribuições de Probabilidade da Condutância em Pontos Quânticos com Contatos não Ideais. Scientia Plena, 1(5). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/577
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.