Preferência alimentar de Helicoverpa armigera a diferentes cultivares de soja com tecnologia Bt

Ana Carolina de Oliveira, Lucas Silva de Faria, Fábio Janoni Carvalho, João Vitor Oliveira Borges, Vanessa Andaló

Resumo


O uso de plantas transgênicas com tecnologia Bt para controle de Helicoverpa armigera (Hübner, 1805) (Lepidoptera: Noctuidae) tem sido uma ferramenta adotada dentro do plano de manejo da praga, no entanto, é necessário verificar a presença de populações resistentes do inseto. Teve-se por objetivo avaliar a atratividade, o consumo e a preferência alimentar de lagartas de H. armigera em cultivares de soja Bt. Para a avalição de atratividade e consumo foram liberadas lagartas de H. armigera em placas de Petri contendo quatro discos foliares, sendo dois discos de cultivar Bt e dois discos não-Bt. Na avaliação da preferência alimentar, uma lagarta foi disposta na área central da placa juntamente com dois discos de cada cultivar colocados equidistantes, resultando em doze discos foliares por placa. Em ambos os testes foram observadas lagartas em todas cultivares de soja. No teste de atratividade verificou-se que as cultivares Desafio IPRO e LG 60162 foram consideradas atrativas para H. armigera, enquanto a M 7739 IPRO foi considerada pouco atrativa para alimentação de lagartas de H. armigera. Na avaliação de consumo foliar, as cultivares Desafio IPRO e LG 60162 IPRO foram consideradas atrativas para o consumo. Em relação ao teste de preferência alimentar, a cultivar M 7739 IPRO foi a que teve menor preferência para alimentação de H. armigera. Trabalhos futuros devem ser desenvolvidos a fim de verificar em condições de campo se há preferência alimentar de H. armigera por diferentes cultivares de soja Bt, já que fatores ambientais podem interferir no comportamento do inseto.

Palavras-chave


alomônio, Glycine max, preferência alimentar

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14808/doi:%2010.14808/sci.plena.2020.100202

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Ana Carolina de Oliveira, Lucas Silva de Faria, Fábio Janoni Carvalho, João Vitor Oliveira, Vanessa Andaló

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.