Bioprospecção das atividades antioxidante, antibacteriana e antibiofilme contra Corynebacterium ulcerans e toxicidade de Stryphnodendron coriaceum Benth
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.104501Palavras-chave:
corinebactérias, ensaios biológicos, plantas medicinaisResumo
Objetivo do estudo foi avaliar as atividades antioxidante, antibacteriana e antibiofilme contra Corynebacterium ulcerans e toxicidade do Extrato Bruto Hidroalcóolico (EBH) de Stryphnodendron coriaceum Benth (barbatimão). As folhas de S. coriaceum foram submetidas a maceração com álcool a 70%. Avaliou-se a atividade antioxidante pelos métodos do 1,1-difenil-2-picrilhidrazil (DPPH) e redução do complexo de fosfomolibdênio. A atividade antibacteriana foi medidia por microdiluição (1:2) para as Concentrações Inibitória Mínima (CIM) e Bactericida Mínima (CBM) e a inibição da formação de biofilme em cinco isolados clínicos e um amostra padrão de C. ulcerans. O estudo da toxicidade foi realizado por testes de hemólise, alelopatia e Tenebrio molitor. O EBH apresentou capacidade antioxidantes, capturando 50,7% do DPPH na concentração de 0,37µg/mL e reduzindo 21,99% do fosfomolibdênio. A CIM observada foi de 500 µg/mL para as amostras, exceto a amostra 809, e o EBH não apresentou aspecto bactericida (CBM). A amostra CDC KC 279 diminuiu a formação do biofilme com interferência do EBH, enquanto, a amostra 2649 sofreu aumento (estatisticamente significativa). A concentração eficiente para hemolisar 50% das hemácias foi de 460,6±0,03881µg/mL. No teste alelopático, as sementes apresentaram baixa germinação e não houve diminuição na velocidade de crescimento das radículas em contato com o EBH. A taxa média de sobrevivência de T. molitor foi 60% no grupo da maior concentração, sem significância estatística (p=0,752) com o controle, essas características sugerem baixa toxicidade. A espécie vegetal em estudo, apresenta propriedades farmacológicas importantes, que pode levar a formulação de produtos terapêuticos, estudos complementares são necessários.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Danyelle Cristina Pereira Santos, Paulo Dyago Borges Gomes, Denes Sousa Leite, Beatriz Gomes Vila Nova, Marcia Barros Alves, Pamela Ruth Santos Viana, Juliana Alves Rodrigues, Ana Luiza de Mattos-Guaraldi, Priscila Soares Sabbadini, Wellyson da Cunha Araújo Firmo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.