Efeitos da toxicidade por ferro na germinação e crescimento inicial de Carica papaya L.
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.101201Palavras-chave:
semente, metal, estresseResumo
O ferro (Fe) é vital para o desenvolvimento das plantas. Seu excesso é prejudicial para espécies florestais e cultivadas. Este estudo analisou o efeito de altas doses de Fe na germinação e desenvolvimento inicial de Carica papaya, submetidas a concentrações de 0,045, 4 e 8 mM na forma de sulfato ferroso e FeEDTA. Porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação, comprimento aéreo e radicular e massa fresca e seca das sementes foram analisadas. Para o desenvolvimento inicial as seguintes variáveis foram analisadas: área foliar, comprimento do caule e raiz, massa fresca e seca, quantificação de pigmentos cloroplastídeos, análise da fluorescência da clorofila a, conteúdo dos elementos, e atividade das enzimas Superoxido Dismutase, Catalase e Peroxidase. O estresse por Fe afetou a porcentagem e velocidade de germinação, crescimento radicular e acúmulo de biomassa de C. papaya, sendo o FeEDTA responsável pelos efeitos mais pronunciados. O Fe levou a aumentos no teor de clorofila e no desempenho fotossintético sem alterações nos carotenóides. Os tratamentos com 8 mM afetaram o crescimento radicular e aéreo, expansão da área foliar e acúmulo de biomassa. O aumento na concentração de Fe acarretou uma maior deposição no tecido radicular, com queda nos níveis de potássio no tratamento 8 mM. Houve aumento na atividade da Peroxidase quando submetido ao FeEDTA. Não houve diferença na expressão da Superóxido dismutase e Catalase. Estes resultados mostram a sensibilidade da espécie C. papaya ao Fe, causando danos ao metabolismo e desenvolvimento inicial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Josinei Rodrigues Filho, Viviana Borges Corte, Idalina Tereza de Almeida Leite Perin, Camila Reis dos Santos, Rodolpho Waichert
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.