Dosimetria em Densitometria Óssea
Palavras-chave:
Dosimetria, termoluminescência, densitometria ósseaResumo
A medida da densidade mineral do osso, chamada densitometria óssea pode ser realizada por um aparelho que utilize raiosX de baixa energia. O objetivo do exame densitométrico é a comparação dos valores das densidades minerais dedeterminados ossos com valores padrões para diferentes idades e sexo. Buscou-se neste trabalho estudar os valores dasdoses liberadas em exames de densitometria óssea da coluna espinhal. Para isso, foi construído um modulo simulador decoluna lombar que utiliza pastilhas de CaSO4:Dy como dosimetro. Este módulo mostrou-se eficiente para dosimetriade feixes de raios-X utilizados em densitometria óssea. Como esperado, a resposta TL dos dosímetros foiproporcional à dose. Os dosímetros posicionados na entrada do feixe apresentaram resposta TL mais intensaque os demais. Os posicionados de maneira diferente do módulo de saída apresentaram sinais TL menosintensos. Assim, este arranjo dosimétrico pode ser utilizado para aferição de doses neste tipo de exame.Downloads
Publicado
2011-11-19
Como Citar
de Oliveira, M. G., Cunha, C. J., & Souza, D. N. (2011). Dosimetria em Densitometria Óssea. Scientia Plena, 1(1). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/562
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.