Potencial invasor de Cryptostegia madagascariensis no semiárido: qual o papel dos fatores abióticos na germinação e crescimento inicial?
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.052401Palavras-chave:
Invasão biológica, germinação de sementes, estabelecimento de plântulasResumo
Estudos sobre germinação de sementes e desenvolvimento de plântulas em diferentes condições ambientais ajudam a entender a capacidade de espécies exóticas colonizarem novos ambientes. Cryptostegia madagascariensis é uma espécie exótica invasora no domínio fitogeográfico da Caatinga, região semiárida do Nordeste do Brasil. Neste estudo, foi avaliado como os fatores abióticos interferem na germinação e os impactos do déficit hídrico no crescimento inicial de mudas. Durante a germinação, as sementes foram expostas a diferentes temperaturas (constante e alternada), combinadas com duas condições de luz (luz branca e escura). Na germinação, também foram avaliados os efeitos do estresse hídrico e salino. No crescimento inicial, as mudas foram submetidas a quatro níveis de disponibilidade de água (100%, 70%, 40% e 10% da capacidade de campo). As temperaturas mais amenas (20 a 30°C) e alternadas estudadas proporcionaram maior germinação quatro dias após a semeadura, independente da luz. Altas temperaturas (35 °C) são um fator limitante para a germinação, assim como o estresse hídrico e salino (>2 MPa). O déficit hídrico reduz o crescimento das mudas, porém estas apresentaram adaptações morfológicas aos diferentes tratamentos. No entanto, níveis mais baixos de água reduziram seu potencial invasor. Portanto, fatores como alta temperatura (> 30 ° C), estresse salino e hídrico reduzem seu potencial de germinação e a redução da disponibilidade de água afeta seu crescimento, mas não sua sobrevivência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Selma Freire de Brito, Charles Lobo Pinheiro, Dalva Maria da Silva Matos, Sebastião Medeiros Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.