O que os produtores de goiaba (Psidium guajava L.) do Alto Sertão sergipano pensam a respeito das aves silvestres?
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.082401Palavras-chave:
Agricultura sustentável, Avifauna, Serviços ecossistêmicosResumo
A presença de aves em agroecossistemas pode aumentar significativamente a produção agrícola e os valores de marcado, por meio, especialmente, do controle de pragas, importante serviço ecossistêmico, mas que não costuma ser percebido pelos agricultores. Deste modo, esta pesquisa buscou investigar e compreender a percepção dos produtores de goiaba (Psidium guajava L.) do Alto Sertão sergipano sobre a avifauna silvestre local, a fim contribuir para a conservação da avifauna e para o desenvolvimento de práticas agrícolas mais sustentáveis. Os dados foram coletados de julho de 2017 a março de 2018, por meio de entrevistas estruturadas com 85 produtores de goiaba. Foi citado um total de 50 espécies de aves pelos entrevistados. Cerca de 70% dos produtores entrevistados afirmaram que as aves visitam as plantações para se alimentar das goiabas, causando prejuízos econômicos. Poucos produtores percebem as aves como elementos importantes dentro do sistema agrícola, realizando poucas práticas para sua proteção. Assim, faz-se necessário estimular a percepção positiva dos produtores sobre a interação das aves com o ambiente agrícola, uma vez que esses animais podem fornecer importantes serviços ecossistêmicos (ex., controle de pragas).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.