Tolerância a metais pesados e produção de surfactante por Pseudomonas fluorescens Slim15
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.106201Palavras-chave:
resíduo industrial, biorremediação, biossurfactanteResumo
O descarte inadequado de resíduos industriais ou acidentes ambientais tem causado grandes impactos ambientais, como a contaminação por metais pesados. Processos biotecnológicos envolvendo microrganismos têm sido utilizados como estratégia para recuperar ambientes impactados. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de metais pesados essencial e não essencial no crescimento e na produção de surfactante da linhagem Pseudomonas fluorescens Slim15. Os testes de concentração inibitória mínima (CIM) e concentração bactericida mínima (CBM) foram utilizados para avaliar a tolerância aos metais Pb e Zn. Foram realizados testes de atividade emulsificante e tensão superficial para avaliar a influência dos metais na produção de biossurfactante. A linhagem P. fluorescens Slim15 apresentou crescimento na presença de 31,25 mg/L de Zn e de 1000 mg/L de Pb no teste CIM e de 4000 mg/L no teste CBM para os metais testados. Os metais não apresentaram influência significativa na produção de biossurfactante. Esta pesquisa mostrou que a linhagem P. fluorescens Slim15 apresentou rendimento satisfatório nos testes de tolerância e produção de surfactante, mesmo em altas concentrações de metais. Esta linhagem bacteriana é uma promissora agente biorremediadora de ambientes contaminados por metais pesados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Danielly Cristina Marques de Castro, Ana Cristina Viana Campos, Sebastião da Cruz Silva, Cristina Maria Quintella, Sidnei Cerqueira dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.