Aplicação da microalga Spirulina spp. em iogurte liofilizado
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.021502Palavras-chave:
Arthrospira platensis, Arthrospira maxima, antioxidantes.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo o estudo da produção de iogurte liofilizado enriquecido com a microalga Spirulina spp. e sua avaliação quanto às características físico-químicas, antioxidantes e aceitação sensorial. Duas formulações com concentrações distintas de Spirulina spp. (0,25% e 0,50%) foram desenvolvidas tanto para o iogurte padrão quanto para o iogurte reconstituído (liofilizado com adição 1:3 (m/v) de iogurte e água). Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey à 5 % de significância. O iogurte enriquecido com a microalga obteve maior atividade antioxidante pelo método ABTS. O teor proteico do iogurte padrão aumentou de 3,65% (amostra sem Spirulina spp.) para 4,14% (amostra com 0,50% de Spirulina spp.). Quanto à aceitabilidade, o iogurte reconstituído sem adição de Spirulina spp. apresentou as maiores notas, indicando que a liofilização realçou o sabor do iogurte. As amostras com a adição de Spirulina spp. tiveram menor aceitação devido, provavelmente, à sua coloração e sabor diferencial. A adição da microalga Spirulina spp. no iogurte liofilizado aumenta a atividade antioxidante e teor proteico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.