Absorção de água em argamassa leve com a incorporação de poliestireno expandido
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.023301Palavras-chave:
argamassa leve, poliestireno expandido, absorção de águaResumo
Este artigo apresenta o efeito da incorporação do poliestireno expandido (EPS) na resistência e durabilidade de argamassas leves. Foram investigadas as propriedades de durabilidade, por meio dos ensaios de absorção por capilaridade e absorção de água por imersão. No estado endurecido, analisou-se também a resistência à compressão e a densidade de massa. Para isso, produziu-se argamassas com traços de cimento/areia de 1:4,5, 1:5 e 1:6 e com teores de incorporação de EPS 0%, 20% e 30%, em volume. Os resultados demonstram que as argamassas leves com EPS apresentam melhores propriedades de durabilidade que as argamassas convencionais, uma vez que obtiveram menor absorção de água comparadas as de referência. Por outro lado, essas argamassas possuem resistência à compressão inferior as tradicionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.