Acúmulo de solutos orgânicos em mudas de Ceiba glaziovii (Kutze) Kum. em resposta à seca intermitente
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.011201Palavras-chave:
déficit hídrico, prolina livre, barrigudaResumo
Ceiba glaziovii (Kuntze) K. é uma espécie ocorrente na Caatinga de importância econômica e ecológica. Contudo, o conhecimento da sua fisiologia em resposta à períodos de seca, na fase inicial do desenvolvimento, não são bem conhecidas. O presente trabalho objetivou avaliar o teor relativo de água das folhas e o acúmulo de solutos orgânicos osmoticamente ativos em mudas de Ceiba glaziovii submetidas à seca intermitente. Para tal, mudas de um mês de idade de C. glaziovii foram submetidas à seca intermitente por ciclos de suspensão da irrigação [rega diária (C), irrigação a cada sete dias (E7), suspensão de rega até sinais de murcha como estresse severo (ES) e reirrigadas (RE), verificando a recuperação após 72 horas]. Avaliou-se a altura das plantas, o diâmetro do caule, teor relativo de água nas folhas, a concentração de prolina livre (PL), carboidratos (CS) e proteínas (PS) nas folhas e raízes. A seca intermitente exerceu pouco efeito sobre o TRA das mudas de C. glaziovii, porém afetou negativamente o crescimento delas. Não houve acúmulo de CS nas folhas, porém houve grande variação na concentração de PL e PS. Nas raízes das plantas E7 houve acúmulo significativo de CS, PL e PS, evidenciando o papel desses compostos no ajustamento osmótico no sistema radicular. A Ceiba glaziovii consegue manter valores adequados de água nos tecidos em situação de seca intermitente, durante o período inicial do desenvolvimento. A prolina se acumula nas folhas e raízes em resposta ao déficit hídrico moderado, sugerindo um papel importante para a sobrevivência da espécie.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.