Influência da coloração de frações cromatográficas na atividade antimicrobiana de própolis vermelha
Palavras-chave:
Coluna Aberta, Sensibilidade, própolis vermelhaResumo
A própolis é uma complexa mistura de substâncias que as abelhas coletam de várias plantas, elaboram e depositam em seus ninhos, com o objetivo de vedar a colméia. O objetivo deste trabalho foi verificar a atividade antimicrobiana das frações bioativas da própolis vermelha frente aos microrganismos Staphylococcus aureus (ATCC 12600) e Escherichia coli (ATCC 14948) e a possível relação entre a presença de atividade e a coloração vermelha do extrato. O extrato de própolis vermelha foi preparado pelo método de maceração a frio. Após a preparação o extrato foi ressuspendido, impregnado em sílica gel e submetido à cromatografia em coluna aberta, utilizando solventes em gradiente de polaridade, partindo do solvente de menor polaridade para o de maior polaridade. Foram realizados testes de sensibilidade antimicrobiana das 10 frações obtidas frente às cepas descritas e dentre os resultados das frações que apresentaram sensibilidade, as do grupo 1 apresentaram sensibilidade frente aos dois microrganismos testados, sendo significativa maior que sensibilidade apresentada pelas demais frações frente a S. aureus, enquanto as frações dos grupos 2 e 4 não apresentaram resultados significativos de sensibilidade para Escherichia coli e menor sensibilidade frente a S. aureus. Todas as frações que apresentaram alguma sensibilidade estavam entre as obtidas dos solventes de menor polaridade. A fração de coloração vermelha não apresentou inibição frente aos microrganismos utilizados, pode-se supor, portanto, que apesar da coloração ser um indicador para a identificação dessa variedade, a cor da própolis provavelmente não esteja diretamente associado à presença de atividade antimicrobiana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.