Elicitação com quitosana no crescimento e nos compostos voláteis de Mentha arvensis in vitro
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.040201Palavras-chave:
elicitor, hortelã, metabólitos secundários, micropropagaçãoResumo
Elicitores são substâncias com a capacidade de induzir a produção de metabólitos secundários específicos. Objetivou-se avaliar o efeito de quitosana suplementada no meio de cultura no crescimento, produção de pigmentos fotossintéticos e compostos voláteis de Mentha arvensis. Segmentos nodais de M. arvensis foram inoculados em meio MS suplementados com cinco concentrações de quitosana (0, 50, 100, 150 e 200 mg L-1). Após 30 dias de cultivo, avaliou-se o comprimento de brotos, as biomassas secas de folha, caule, raiz e total. Além disso, as análises dos compostos voláteis e pigmentos fotossintéticos foram investigados. A adição de quitosana em 100 mg L-1 promoveu maiores acúmulos de biomassas secas em todos os órgãos avaliados. Por outro lado, maiores concentrações de quitosana (150 e 200 mg L-1) apresentaram efeito fitotóxico nas plântulas. Maiores teores de clorofila a e carotenoides foram observados sem a suplementação com quitosana e clorofila b com 200 mg L-1. A quitosana influenciou a concentração dos constituintes voláteis in vitro. Na menor concentração de quitosana (50 mg L-1) houve maior acúmulo de pulegona, 100 mg L-1 de limoneno e 200 mg L-1 de mentol e mentona.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.