O risco sanitário na comercialização de alimentos em um mercado público da Amazônia: um estudo de caso em Belém (PA)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.101501Palavras-chave:
Condições higiênico-sanitárias, Pescado, MercadoResumo
Esta pesquisa objetivou avaliar as condições higiênico-sanitárias do pescado comercializado no Mercado Municipal de Icoaraci, Belém (PA), a fim de verificar se os locais de armazenamento e as práticas de manipulação de alimentos, durante a comercialização, estão em consonância com as determinações de instrumentos normativos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A coleta de dados se deu a partir da aplicação de um questionário junto a cinco feirantes, contendo 13 itens e 112 quesitos, baseados na Portaria 2.619/2011 do Estado de São Paulo e na Resolução-RDC nº 275/2002. Os resultados evidenciaram a precária estrutura do mercado e dos pontos de venda, bem como a falta de conhecimento técnico dos feirantes acerca das Boas Práticas de Fabricação de Alimentos (BPF).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.