Application of multivariate statistical on quality of amazon honey from Apis sp. vs Melipona sp

Autores

  • Paulo Wender Portal Gomes Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais
  • Abraão de Jesus Barbosa Muribeca Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais
  • João Moreira-Neto Universidade Federal de Lavras (UFLA) Departamento de Engenharia (DEG)
  • Paulo Weslem Portal Gomes Universidade do Estado do Pará Centro de Ciências Naturais e Tecnologia
  • Emilli Roberta Sousa Pereira Universidade Federal do Pará Faculdade de Nutrição
  • Luiza Helena da Silva Martins Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) Professora Adjunta

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.124201

Palavras-chave:

Honey, multivariate analysis, antioxidant activity.

Resumo

This paper aimed to study the quality of honey from genus Apis sp. and Melipona sp from Archipelago of Marajo. The honey was collected from two cities (Soure and Salvaterra). All samples were analyzed for their physicochemical composition, phenolic compounds, antioxidant activity, and analyses of standard quality control of honey. All data were subjected to statistical analysis of Tukey (95%), Person correlation and Multivariate (Principal Component Analysis (PCA) and Grouping Analysis (HCA)). The study resulted in a significant antioxidant potential from Apis sp. (EC50 = 21.14 ± 142.90 µg.mL-1) and Melipona sp. (EC50 = 13.62 ± 198.11 µg.mL-1) by the DPPH (2,2- diphenyl-1-picrylhydrazyl) radical sequestration method. All studied honey presented excellent quality and the presence of secondary metabolites belonging to the class of total phenolic (ranged 27.01 ± 1.01 to 56.09 ± 1.32 mg GAE.100 g-1). In relation to physicochemical and microbiological parameters, all the samples were adequate for use and consumption. The multivariate analysis proved to be a very useful tool for the analysis of different samples of honey. The honey quality is very important since Marajo is a region with great potential for honey production that needs standardization of those products, which deserve greater attention and appreciation.

Biografia do Autor

Paulo Wender Portal Gomes, Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais

Doutorando em Química Orgânica pelo PPGQ da Universidade Federal do Pará (UFPA); Mestre em Química Orgânica pelo PPGQ da Universidade Federal do Pará (UFPA); Graduado em Ciências Naturais - Química pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Tem experiência no Ensino de Química; Composição Físico-Química e Microbiológica de Alimentos; Bioestatística; Quimiometria (PCA e HCA); Química Orgânica, atuando principalmente na Química de Produtos Naturais com ênfase em pesquisas com metabólitos secundários de plantas, trabalhando com Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) e caracterização de matrizes vegetais por Cromatografia Líquida de Ultra Performance acoplada à Espectrometria de Massas (LC-ESI-QTof-MS).

 

Abraão de Jesus Barbosa Muribeca, Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais

Atualmente é Doutorando em Química Orgânica pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Pará. Possui Mestrado em Química Orgânica pelo mesmo Programa de Pós-Graduação. Desenvolve pesquisa voltada às técnicas de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) aplicada ao isolamento e identificação de substâncias provenientes de produtos naturais de plantas. Iniciou estudos voltados à metabolômica através de análises via LCMS. Possui conhecimento nos métodos de determinação de - via espectrofotometria - atividade antioxidante, quantificação de compostos fenólicos, flavonoides, taninos totais, antocianinas, açucares redutores entre outros. É graduado em Licenciatura Plena em Ciências Naturais - Habilitação em Química pela Universidade do Estado do Pará. É experiente no Ensino de Química e seus temas transversais. É co-autor de publicações que versam sobre os parâmetros físico-químicos, bioquímicos, fenóis totais e capacidade antioxidante de méis de abelhas provenientes da região Marajó. Possui experiência na área de investigações de estudos etnofarmacológicos. Atua no desenvolvimento de metodologias e ferramentas voltadas à promoção de aprendizagem significativa no ensino de Química.

João Moreira-Neto, Universidade Federal de Lavras (UFLA) Departamento de Engenharia (DEG)

Graduado em Engenharia Química (2008) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre e Doutor em Engenharia Química (2011 e 2016) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) no Departamento de Desenvolvimento de Processos e Produtos (DDPP). Atua principalmente na área de processos fermentativos e enzimáticos visando a produção de bioprodutos e biocombustíveis. Entre suas áreas de pesquisa principais estão a cinética, modelagem, simulação e otimização de bioprocessos, com ênfase em tecnologias de pré-tratamento de biomassas lignocelulósicas, hidrólise enzimática de bagaço de cana-de-açúcar e sacarificação e fermentação simultânea para produção de etanol. Atualmente é professor Adjunto A no Departamento de Engenharia (DEG) da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Paulo Weslem Portal Gomes, Universidade do Estado do Pará Centro de Ciências Naturais e Tecnologia

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará (PPGCA-UEPA), em que atua na linha de pesquisa de Estudos de Ecossistemas Amazônicos com o estudo de distribuição e estrutura de comunidades de briófitas em Savana Parque da Ilha do Marajó, Pará. É Graduado em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia pela Universidade do Estado do Pará (2018). Possui experiência em ecologia de briófitas e ensino de biologia, além de análises microbiológicas, físico-química e fitoquímicas.

Emilli Roberta Sousa Pereira, Universidade Federal do Pará Faculdade de Nutrição

Bacharela em Nutrição pela Universidade Federal do Pará.

Luiza Helena da Silva Martins, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) Professora Adjunta

Doutora em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no Departamento de Desenvolvimento de Processos e Produtos (DDPP), trabalha na área de compostos bioativos de ervas medicinais da Amazônia e resíduos da fruticultura, processos fermentativos e enzimáticos, buscando a otimização dos processos utilizando a metodologia de planejamento experimental. Trabalha na área de produção de etanol de segunda geração, com ênfase em métodos de pré-tratamento da biomassa lignocelulósica e estudo de hidrólise enzimática. Realizou Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos na Universidade Federal do Pará (UFPA/FEA) com ênfase em tecnologia de extrusão termoplástica de produtos amiláceos e proteicos. Possui graduação em Tecnologia Agroindustrial pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Realizou Estágio de Conclusão de Curso na EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL em conjunto com a Universidade Estadual do Pará - Laboratório de Agroindústria. Trabalhou neste estágio com extrusão termoplástica de farinhas, desidratação osmótica de frutas regionais, elaboração de néctar e blends mistos com foco em frutas regionais da Amazônia. Dentre as principais atividades acadêmicas realizadas estão à atuação como bolsista em Iniciação Científica na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos da EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL. Tem experiência em análises de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) para quantificação de açúcares, ácidos orgânicos, furfural e hidroximetilfurfural . Também em métodos espectrofotométricos para quantificação de açúcares e compostos bioativos e atividade antioxidante pelo método DPPH e ABTS. Atuou como professora substituta na Universidade do Estado do Pará no curso de Tecnologia de alimentos (2016-2018). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Rural da Amazônia. 

Downloads

Publicado

2020-01-28

Como Citar

Gomes, P. W. P., Muribeca, A. de J. B., Moreira-Neto, J., Gomes, P. W. P., Pereira, E. R. S., & Martins, L. H. da S. (2020). Application of multivariate statistical on quality of amazon honey from Apis sp. vs Melipona sp. Scientia Plena, 15(12). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.124201

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)