Influência da qualidade de luz no crescimento e acúmulo de voláteis de Mentha spicata cultivada in vitro
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.090201Palavras-chave:
metabólitos secundários, micropropagação, qualidade de luzResumo
Os objetivos deste trabalho foram investigar a influência da qualidade da luz no crescimento e no acúmulo de constituintes voláteis de Mentha spicata cultivada in vitro. Segmentos nodais de plântulas já estabelecidas foram mantidos sob lâmpadas fluorescentes e diodos emissores de luz (LEDs) com as regiões espectrais nas cores verde, amarelo, vermelho, azul e branco, e nas combinações entre vermelho e azul (1:1; 2:2 e 2:1). Após 45 dias, parâmetros de crescimento, área foliar, índices de crescimento, pigmentos fotossintéticos e análise da composição química volátil de folhas por headspace – CG/FID foram avaliados. A combinação 1:2 proporcionou maiores biomassas seca de folhas, raiz e total. As plântulas dos tratamentos verde, amarelo, fluorescente e vermelho apresentaram características de estiolamento. Em relação à composição química volátil, os constituintes majoritários α-pineno, sabineno, β-pineno, mirceno, 1,8-cineol e carvona foram identificados. Plântulas crescidas sob LEDs verde e amarelo resultaram maior acúmulo de carvona. Assim, este estudo contribuiu para o entendimento das alterações causadas pela qualidade de luz no crescimento in vitro e na composição química volátil de hortelã. Conclui-se que a micropropagação de Mentha spicata sob LEDs na combinação entre vermelho e azul 1:2 é o mais favorável para o crescimento e teor de carvona e de 1,8-cineol.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.