Capacidade vegetativa e trocas gasosas em mudas de Pereskia aculeata Plum em diferentes substratos
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.110201Palavras-chave:
Ora-pro-nóbis, cama de frango, atividade fotossintética.Resumo
Pereskia aculeata Plum. é uma planta alimentícia não convencional de interesse agromedicinal. Todavia, são poucas informações técnicas referentes aos fatores que podem influenciar sua propagação, tal como a escolha do substrato. Assim, objetivou-se avaliar o efeito de diferentes substratos na capacidade vegetativa e fotossintética em mudas de P. aculeata. O experimento foi desenvolvido sob viveiro com 50% de sombreamento, avaliando-se quatro substratos: S1) Latossolo Vermelho Distroférrico (LVd), S2) LVd + Tropstrato® (1:1, v/v), S3) LVd + areia (1:1, v/v), e S4) LVd + cama de frango semidecomposta base casca de arroz (3:1, v/v). A propagação foi realizada utilizando estacas de 20 cm da porção mediana do ramo, e um par de folhas no ápice da estaca, sendo feito o enterrio 1/3 nos substratos correspondentes. A partir do 21º dia, semanalmente, até o 49º dia após enterrio (DAE), contabilizou-se a porcentagem de brotação e número de brotos, e aos 60 e 65 dias, avaliaram-se as características fisiológicas e vegetativas, respectivamente. Constatou-se maior brotação (92 %) e número de brotos (3,26) aos 49 DAE, e com maiores indicadores de brotação e massa fresca de folhas nas mudas produzidas em LVd + Tropstrato® e LVd + cama de frango. As maiores trocas gasosas e eficiência de carboxilação da Rubisco ocorreram nas mudas produzidas em LVd + cama de frango. Assim, o Tropstrato® e a cama de frango podem ser utilizados na formulação de substratos para P. aculeata, por favorecer maior capacidade vegetativa e fotossintética das mudas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.