O EMPREENDEDORISMO E AS CAUSAS DA DESCONTINUIDADE DAS EMPRESAS COMERCIAIS VAREJISTAS NO MUNICÍPIO GAÚCHO DE NOVA PETRÓPOLIS (MICRORREGIÃO DAS HORTÊNSIAS)

Autores

  • Alex Eckert UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Marlei Salete Mecca UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Maria Salete Goulart Martins Denicol UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Werner Drechsler UCS - Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Descontinuidade de empresas, Gestão, Comércio Varejista.

Resumo

As constantes modificações ocorridas no âmbito corporativo têm exigido dos empresários uma nova forma de gerir suas empresas, modificações estas que afetam de uma forma geral as empresas. Um desses aspectos é a concorrência interna. Outro fator é a abertura das fronteiras, principalmente impulsionadas pela China, Índia e outros países. Os empresários necessitam dar ênfase às palavras inovação, empreendedorismo, gestão das micro e pequenas empresas e contabilidade gerencial. Essa pesquisa tem por objetivo identificar quais as causas da descontinuidade das empresas comerciais varejistas no município gaúcho de Nova Petrópolis. Para atingir este objetivo foi realizado um estudo de caso cuja amostra é composta pelas empresas que descontinuaram suas atividades no período de 2008 a 2010 no referido município. O estudo apresenta análises sobre os dados coletados e apontamentos efetuados conforme a pesquisa bibliográfica pesquisada. Concluiu-se que a causa principal da descontinuidade das empresas durante os três anos, foi a de que o negócio não era lucrativo, além da influência de outros fatores. Esse estudo contribui tanto para os empresários como uma forma de melhorarem a sua gestão, como também para o município, pois com o fechamento das empresas a economia do mesmo é afetada.

Biografia do Autor

Alex Eckert, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Alex Eckert tem Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2002) e Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2006). É professor no curso de Ciências Contábeis da Universidade de Caxias do Sul - UCS e integrante do Núcleo de Pesquisa "Estudos de Internacionalização".

Marlei Salete Mecca, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Professora no curso de Ciências Contábeis da Universidade de Caxias do Sul - UCS

Maria Salete Goulart Martins Denicol, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Professora no curso de Ciências Contábeis da Universidade de Caxias do Sul - UCS

Werner Drechsler, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Caxias do Sul - UCS

Downloads

Publicado

2013-01-15

Como Citar

Eckert, A., Mecca, M. S., Denicol, M. S. G. M., & Drechsler, W. (2013). O EMPREENDEDORISMO E AS CAUSAS DA DESCONTINUIDADE DAS EMPRESAS COMERCIAIS VAREJISTAS NO MUNICÍPIO GAÚCHO DE NOVA PETRÓPOLIS (MICRORREGIÃO DAS HORTÊNSIAS). Scientia Plena, 8(10). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/498