Percepção dos alunos do ensino fundamental da rede pública de Aracaju sobre a relação da Microbiologia no cotidiano

Autores

  • Maria Regina Pires Carneiro Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Tatiana Maria Silva Cisne Pessoa Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Deise Regina dos Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Carlisson Ramos Melo Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Palavras-chave:

Microbiologia, Cotidiano, Alunos

Resumo

Apesar de estar intimamente relacionada a aspectos de cidadania, a Microbiologia ainda é negligenciada nos ensinos fundamental e médio. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo avaliar a percepção dos alunos frente à relação da Microbiologia em seu cotidiano, tendo em vista que tal processo reflexivo pode contribuir para a formação dos alunos enquanto cidadãos. Para tanto, foi aplicado um questionário objetivo com 12 perguntas em turmas de 6° e 7° anos de três escolas da rede pública municipal de Aracaju. Os resultados demonstraram que embora os alunos utilizem os conhecimentos microbiológicos básicos em seu dia-a-dia não são capazes de associar tais procedimentos à Microbiologia.

Biografia do Autor

Maria Regina Pires Carneiro, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professora Adjunta - Laboratório de Bacteriologia, Departamento de Morfologia, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Tatiana Maria Silva Cisne Pessoa, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduanda em Ciências Biológicas Bacharelado - Laboratório de Bacteriologia, Departamento de Morfologia, Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Deise Regina dos Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduanda em Ciências Biológicas Bacharelado - Laboratório de Bacteriologia, Departamento de Morfologia, Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Carlisson Ramos Melo, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduando em Ciências Biológicas Bacharelado - Laboratório de Bacteriologia, Departamento de Morfologia, Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Downloads

Publicado

2012-04-05

Como Citar

Carneiro, M. R. P., Silva Cisne Pessoa, T. M., dos Santos, D. R., & Melo, C. R. (2012). Percepção dos alunos do ensino fundamental da rede pública de Aracaju sobre a relação da Microbiologia no cotidiano. Scientia Plena, 8(4(a). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/496

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)