Proposta de malha Stretched para ser utilizada com o método de imposição de dados discretos como condição de contorno de velocidade prescrita na geração numérica de ondas
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.049919Palavras-chave:
malha Stretched, energia das ondas, técnicas de geração numérica de ondas.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo avaliar duas possíveis soluções para um problema de convergência encontrado ao utilizar a malha Stretched, que basicamente é uma malha com refino localizado em regiões de interesse, juntamente com o método de imposição de dados discretos de velocidade como condição de contorno para a geração numérica de ondas. Realizou-se a análise computacional em um canal de ondas, em escala real, utilizando uma malha dividida em três zonas (estruturada com quadriláteros, não estruturada com triângulos e Stretched com quadriláteros) e uma malha dividida em duas zonas (não estruturada com triângulos e Stretched com quadriláteros). Para verificar estes modelos computacionais foram realizadas comparações da elevação da superfície livre, utilizando como base a onda gerada por metodologia já consolidada que impõe a condição de contorno de velocidade prescrita através de funções transientes das componentes de velocidade da onda. A modelagem computacional foi desenvolvida no software FLUENT, que é baseado no Método dos Volumes Finitos (MVF). O modelo multifásico Volume of Fluid (VOF) foi adotado para tratar adequadamente a interação entre ar e água. Os resultados obtidos mostraram que ambas as soluções propostas foram satisfatórias, permitindo a utilização de malha Stretched associada à imposição de dados discretos de velocidade prescrita para a geração numérica de ondas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.