Abordagem das bactérias extremófilas em livros didáticos de biologia do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.092701Palavras-chave:
Archaea, Ensino de microbiologia, Procariontes extremófilosResumo
Os livros didáticos são os instrumentos de ensino mais acessíveis aos professores nas escolas, sendo primordial que os conteúdos possam ser contemplados da forma mais ampla possível. O tema arqueas, merece ser pontuado nesses materiais, especialmente pelos recentes avanços tecnológicos que possibilitam o emprego de tais micro-organismos em diversas áreas. Neste sentido, foram analisadas oito obras didáticas de Biologia do Ensino Médio segundo os aspectos gerais de Coerência e Conceitos, Quantificação e Interdisciplinaridade e Contextualização das bactérias extremófilas, tendo por base o guia do Programa Nacional do Livro Didático do Ministério da Educação. Os critérios “aplicações biotecnológicas e adaptações bioquímicas” foram os que apresentam as maiores defasagens em relação à abordagem do assunto, na maioria das obras didáticas. No geral, somente uma obra teve boa avaliação em todos os aspectos analisados. Quanto ao critério “coerência entre fundamentação teórica e, imagens, textos e exercícios propostos”, todas as obras apresentaram-se satisfatórias. Portanto, apesar de as discussões sobre esse tema serem de suma importância ao contexto atual, as obras apresentam deficiências técnicas, em especial no que tange às aplicações biotecnológicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.