A aprendizagem de botância no ensino fundamental: Dificuldades e desafios
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Botânica, aprendizagemResumo
A pesquisa descrita traz uma representação dos problemas enfrentados pelos alunos em relação ao ensino da Botânica. Os objetivos desse estudo consistiram em investigar as causas das dificuldades apresentadas pelos estudantes do ensino fundamental em relação ao aprendizado das plantas, foi verificado os fatores que na percepção dos alunos são empecilhos para a aprendizagem deste conteúdo, e buscou-se alternativas para promoção da alfabetização científica nas aulas de botânica. O estudo foi desenvolvido com alunos do 7° ano do ensino fundamental. As reflexões que aludem essa pesquisa consistem de um levantamento bibliográfico correlato ao tema em discussão, bem como aplicação de questionários a uma amostra de 57 estudantes. Apesar de a maioria possuir alguma afinidade com o conteúdo, 59% dosestudantes apresentou alguma dificuldade em aprendê-lo, e ainda 64% não souberam descrever a importância das plantas para o seu cotidiano, esses resultados demonstram a falta de contextualização do conteúdo e a importância de buscar estratégias para facilitar a aprendizagem. Os entraves encontrados em relação a essa temática estão relacionados à forma como o conhecimento botânico é apresentado para os alunos, de forma sistemática, tradicional e decorativa, desconexa com a realidade do aluno e desfavorável ao seu aprendizado.
Downloads
Publicado
2012-11-01
Como Citar
Melo, E. A., Abreu, F. F., Andrade, A. B., & Araujo, M. I. O. (2012). A aprendizagem de botância no ensino fundamental: Dificuldades e desafios. Scientia Plena, 8(10). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/492
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.