Aulas de campo interdisciplinares como estratégias formativas para docentes de Ciências e Biologia
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.082701Palavras-chave:
interdisciplinaridade, aulas de campo, ensino superior.Resumo
A formação de professores deve ser realizada de forma contextual, levando em consideração a necessidade de formar professores que unem teoria e prática, de modo a valorizar a diversidade de espaços formativos. Nesse contexto, as aulas de campo representam uma das alternativas didáticas que podem permitir a melhoria da aprendizagem por serem realizadas em ambientes naturais. Este trabalho objetivou avaliar a percepção de licenciandos em Ciências Biológicas quanto à contribuição formativa de aulas de campo interdisciplinares realizadas no Parque Nacional de Ubajara-CE e em uma fazenda de produção orgânica em São Benedito-CE. Esta pesquisa foi baseada no processo investigativo, sendo utilizada análise qualitativa, com uso de questionários semiestruturados aplicados após a realização das aulas de campo. Os relatos dos graduandos expressos nos questionários sinalizam que as aulas de campo e as ações planejadas e adotadas pelos professores foram eficientes quanto ao processo de ensino e aprendizagem, ao mesmo tempo em que os estudantes revelaram a intenção de realizarem aulas de campo em suas futuras atuações como docentes. Essa pesquisa revelou que aulas de campo no ensino superior representam uma alternativa eficiente para a formação de professores reflexivos no que diz respeito às suas práticas docentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.