Caracterização morfobiométrica de Senegalia bahiensis (Benth.) Seigler & Sbinger
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.097301Palavras-chave:
Morfologia, BiometriaResumo
Os objetivos foram descrever e ilustrar morfologicamente frutos, sementes e plântulas de Senegalia bahiensis, além de suas biometrias. Os frutos foram colhidos em árvores-matrizes no município de Castro Alves - BA - Brasil. As avaliações e observações foram feitas mediante uma amostragem aleatória de 100 frutos de cada matriz. Para o fruto avaliaram-se: tipo; cor; comprimento, largura, textura, número de sementes sadias e bem formadas por fruto e número de falsos septos. Sendo o comprimento mensurado com régua milimetrada e a largura foi medido com o auxílio de um paquímetro digital de precisão0,1 mm. As características biométricas e morfológicas das sementes observadas foram: cor, dimensão, forma, hilo, calaza, tegumento e embrião. O acompanhamento do desenvolvimento das plântulas foi realizado em casa de vegetação com sombrite 50%. Foi realizada a descrição das partes das plântulas, como: raiz, coleto, cotilédones hipocótilo, epicótilo, tipo de germinação, primeiro par de eófilos, além da tomada de comprimento da raiz primária, comprimento do hipocótilo e do epicótilo com auxílio de uma régua milimetrada. Os dados biométricos foram submetidos à análise descritiva calculando-se a média, máximo e mínimo, coeficiente de variação e erro padrão da média. Características dos frutos como sua deiscência, forma, coloração e sua textura; das sementes, como presença de pleurograma, calaza e posição do embrião; das plântulas como presença de estípulas interpeciolar e da filotaxia dos folíolulos, constituem-se como elementos que auxiliam para identificação da espécie no viveiro e em laboratório, como também no campo em trabalhos de regeneração natural.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.