Caracterização morfobiométrica de Senegalia bahiensis (Benth.) Seigler & Sbinger

Autores

  • Teresa Aparecida Soares de Freitas Universidade Federal do Recôncavo da Bahia https://orcid.org/0000-0001-5466-6121
  • Thais Marcelo Souza Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Leonardo Silva Souza Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Samir Dutra Abdalla Prefeitura Municipal de Salvador
  • Josival Santos Souza Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.097301

Palavras-chave:

Morfologia, Biometria

Resumo

Os objetivos foram descrever e ilustrar morfologicamente frutos, sementes e plântulas de Senegalia bahiensis, além de suas biometrias. Os frutos foram colhidos em árvores-matrizes no município de Castro Alves - BA - Brasil. As avaliações e observações foram feitas mediante uma amostragem aleatória de 100 frutos de cada matriz. Para o fruto avaliaram-se: tipo; cor; comprimento, largura, textura, número de sementes sadias e bem formadas por fruto e número de falsos septos. Sendo o comprimento mensurado com régua milimetrada e a largura foi medido com o auxílio de um paquímetro digital de precisão0,1 mm. As características biométricas e morfológicas das sementes observadas foram: cor, dimensão, forma, hilo, calaza, tegumento e embrião. O acompanhamento do desenvolvimento das plântulas foi realizado em casa de vegetação com sombrite 50%.  Foi realizada a descrição das partes das plântulas, como: raiz, coleto, cotilédones hipocótilo, epicótilo, tipo de germinação, primeiro par de eófilos, além da tomada de comprimento da raiz primária, comprimento do hipocótilo e do epicótilo com auxílio de uma régua milimetrada. Os dados biométricos foram submetidos à análise descritiva calculando-se a média, máximo e mínimo, coeficiente de variação e erro padrão da média. Características dos frutos como sua deiscência, forma, coloração e sua textura; das sementes, como presença de pleurograma, calaza e posição do embrião; das plântulas como presença de estípulas interpeciolar e da filotaxia dos folíolulos, constituem-se como elementos que auxiliam para identificação da espécie no viveiro e em laboratório, como também no campo em trabalhos de regeneração natural. 

Biografia do Autor

Teresa Aparecida Soares de Freitas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Produção Vegetal. Atua na área de Silvicultura - Sementes e Viveiros Florestais.

Professora Associada do Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas, atuando nos cursos de Engenharia Florestal e Agronomia.

Thais Marcelo Souza, Universidade Estadual de Santa Cruz

Engenheira Florestal; Mestre em Produção Vegetal

Leonardo Silva Souza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Florestal. Doutor em Ciências Agrárias.

Downloads

Publicado

2019-11-25

Como Citar

Freitas, T. A. S. de, Souza, T. M., Souza, L. S., Abdalla, S. D., & Souza, J. S. (2019). Caracterização morfobiométrica de Senegalia bahiensis (Benth.) Seigler & Sbinger. Scientia Plena, 15(9). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.097301

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)