Uso de composto orgânico da cultura do fumo (Nicotiana tabacum L.) na composição de substrato para produção de mudas arbóreas
Palavras-chave:
adubo, essências arbóreas, parâmetros vegetaisResumo
Objetivou-se analisar o potencial de composto orgânico originado da cultura do fumo, na produção de mudas arbóreas. O experimento foi conduzido em blocos casualizados, em esquema fatorial, com sete repetições. Foi avaliado o composto T1- talo de fumo (85%), compostado com esterco bovino (15%) e rúmen bovino (0,26%); T2- talo de fumo (85%), compostado com esterco bovino (15%) e microsept-pó (0,13%); T3- talo de fumo (85%) compostado apenas com esterco bovino (15%) e T4- o controle contendo apenas esterco bovino. As sementes das quatro essências arbóreas nativas foram semeadas em saco de polietileno e irrigadas por aspersão. Foram avaliados a altura e o diâmetro do caule, o comprimento da raiz, o número de nódulos, massa fresca dos nódulos e massa fresca e seca da parte aérea e da raiz. Os resultados demonstraram que o tratamento 1 e 3 promoveram valores médios superiores quando comparado ao controle. O valor médio obtido quanto à matéria fresca e seca da parte aérea e raiz foi maior para o tratamento 1 e 3. O composto obtido com resíduo da cultura do fumo, em mistura com rúmen e esterco ou apenas esterco, proporcionou melhor efeito nas variáveis de crescimento, matéria fresca e seca, das quatro espécies arbóreas estudadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.