As casas da física. Um jogo como ferramenta facilitadora no ensino de física
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074816Palavras-chave:
ensino de física, jogos lúdicos, jogos didáticosResumo
O uso do jogo de tabuleiro, denominado “As Casas da Física”, elaborado e construído pelo professor/pesquisador como metodologia de ensino, busca uma relação concreta entre a prática e a teoria aplicada no primeiro ano do ensino médio. Este trabalho tem como objetivo estimular o educando no desenvolvimento cognitivo de forma lúdica, por meio de formulação de hipóteses, interpretação de dados, elaboração de teorias, recriando e reformulando conceitos. O uso deste jogo permitiu a construção do conhecimento por meio da criatividade e da capacidade para construir experimentos, peças teatrais, analise de filmes e trabalhar em equipe. Este processo favoreceu e tornou a aprendizagem das leis e fenômenos que regem a Física mais agradável, contribuindo para acomodação e assimilação dos conteúdos trabalhados no ambiente escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.