As casas da física. Um jogo como ferramenta facilitadora no ensino de física

Autores

  • Jorge Daniel Andion Farias Universidade Federal do Pará
  • Jose Reginaldo Meireles Rodrigues Universidade Federal do Pará
  • Pamella Caroline Abreu da Silva Universidade Federal do Pará
  • Gunar Vingre da Silva Mota Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0002-4085-118X

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074816

Palavras-chave:

ensino de física, jogos lúdicos, jogos didáticos

Resumo

O uso do jogo de tabuleiro, denominado “As Casas da Física”, elaborado e construído pelo professor/pesquisador como metodologia de ensino, busca uma relação concreta entre a prática e a teoria aplicada no primeiro ano do ensino médio. Este trabalho tem como objetivo estimular o educando no desenvolvimento cognitivo de forma lúdica, por meio de formulação de hipóteses, interpretação de dados, elaboração de teorias, recriando e reformulando conceitos. O uso deste jogo permitiu a construção do conhecimento por meio da criatividade e da capacidade para construir experimentos, peças teatrais, analise de filmes e trabalhar em equipe. Este processo favoreceu e tornou a aprendizagem das leis e fenômenos que regem a Física mais agradável, contribuindo para acomodação e assimilação dos conteúdos trabalhados no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Jorge Daniel Andion Farias, Universidade Federal do Pará

Faculdade de Ciências Naturais

Gunar Vingre da Silva Mota, Universidade Federal do Pará

Faculdade de Ciências Naturais

Downloads

Publicado

2019-08-09

Como Citar

Farias, J. D. A., Rodrigues, J. R. M., da Silva, P. C. A., & Mota, G. V. da S. (2019). As casas da física. Um jogo como ferramenta facilitadora no ensino de física. Scientia Plena, 15(7). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074816

Edição

Seção

V Encontro de Física do Entorno do Bico do Papagaio