Experimento para visualização das linhas de campo elétrico
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074812Palavras-chave:
Equipamento didático, Campo elétrico, Linhas de campo elétricoResumo
O método experimental é sem dúvida uma metodologia de ensino eficiente no aprendizado. Porém, equipamentos didáticos, em geral, são caros para a realidade das escolas públicas brasileiras. Soma-se a isso, a carência de equipamentos capazes de demonstrar o fenômeno do campo elétrico, assim os professores de Física são obrigados a utilizar a abstração no ensino desse fenômeno. Com base nesse fato, o presente trabalho produziu um equipamento de baixo custo e fácil montagem para visualização das linhas de campo elétrico. Em seguida, aplicou-se o experimento em uma turma do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEP) polo UNIFESSPA, no qual todos os mestrados são professores dos níveis fundamental e médio. Assim, em uma análise qualitativa da turma, os mestrandos afirmaram compreender melhor o fenômeno e que este experimento de linhas de campo pode ser utilizado nas escolas de níveis fundamentais e médio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.