Comparação dos parâmetros bioquímicos de camundongos criados em diferentes condições sanitárias
Palavras-chave:
biotério, bioquímica, plasma, camundongos, condições sanitáriasResumo
Os analitos determinados apresentaram diferenças significativas (teste t Student e teste Mann-Whitney, p<0,05). Os valores de referência foram padronizados e diferenciados por espécie animal e categoria sanitária. A grande problemática ao pesquisador científico é não possuir dos centros de criação nível nacional, dados fisiológicos dos animais em estudo, forçando ao pesquisador utilizar referências relatadas pelo Sistema Internacional. Devido à carência de dados bibliográficos pareceu-nos interessante a obtenção destes parâmetros de forma a auxiliar na caracterização destes, ajudar a diferenciar animais categoria Convencional e SPF (Specific Pathogen Free) e contribuir no diagnóstico de algumas patologias que possam interferir nos experimentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.