Trabalhando os conceitos de dilatação temporal e contração espacial para alunos de baixa visão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074808

Palavras-chave:

Baixa visão, Relatividade Restrita, Ensino inclusivo

Resumo

Este trabalho tem a intenção de compartilhar a experiência de ensino dos conceitos de dilatação temporal e contração espacial, presentes na Relatividade Especial de Einstein realizadas com uma aluna que apresenta uma deficiência visual conhecida como retinose pigmentada, de acordo com a transcritos no Relatório Oficial do IV Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira, que classifica retinose pigmentada como baixa visão. Para abordar estes conceitos desenvolvemos experimento-atividades para explica-los a este público, em especial, alunos de baixa visão, contando para isso, com o relato da própria estudante

Biografia do Autor

Edney Ramos Granhen, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Professor Adjunto II da Faculdade de Física no Centro de Ciências Exatas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

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Publicado

2019-08-09

Como Citar

Granhen, E. R., & Sobral, E. da C. (2019). Trabalhando os conceitos de dilatação temporal e contração espacial para alunos de baixa visão. Scientia Plena, 15(7). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074808

Edição

Seção

V Encontro de Física do Entorno do Bico do Papagaio