Os modelos cosmológicos geocêntrico e heliocêntrico da Terra como tema motivador para alunos do CEEFJA-Marabá/PA de acordo com o Ciclo de Aprendizagem Kellyana
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074806Palavras-chave:
Modelos Cosmológicos da Terra, Construtor Pessoais Kellyano, Ensino-aprendizagemResumo
O presente trabalho descreve como os modelos cosmológicos da Terra, geocêntrico e heliocêntrico, podem ser utilizados como ferramenta motivadora no processo ensino-aprendizagem na Educação Fundamental de Jovens e Adultos. Para a realização do trabalho foi aplicado um questionário para quinze estudantes da Escola Jonathas Pontes Athias no Centro de Educação de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos (CEEFJA) em Marabá e utilizados como referencial teórico os Corolários da Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly, através do Ciclo de Experiência Kellyana (CEK) que descrevem as experiências do indivíduo. O questionário foi aplicado antes e depois de uma aula sobre cosmologia utilizando recursos didático-pedagógico que envolviam meios tecnológicos e uma abordagem histórica. Após a aula, foi observado respostas mais precisas sobre o assunto ministrado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.