A química dos refrigerantes em uma abordagem experimental e contextualizada para o ensino médio

Autores

  • Walmir Araújo da Silva Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
  • Diego Arantes Teixeira Pires Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.034401

Palavras-chave:

experimentação, refrigerantes, contextualização.

Resumo

As atividades práticas podem trazer vários benefícios para as aulas de Ciências, isso quando bem planejadas, contextualizadas e abordadas de uma forma investigativa. Este trabalho traz uma proposta de atividade experimental para alunos de ensino médio, e visa associar o cotidiano do aluno aos conteúdos de Química ministrados em sala de aula. Como material experimental na atividade elaborada, foram usados diferentes tipos de refrigerantes, por estarem diretamente ligados ao dia a dia dos alunos e por serem do conhecimento de todos. Por meio da experimentação realizada, foi possível abordar uma série de conteúdos que devem ser ministrados durante o Ensino Médio, como soluções. O experimento proposto foi testado e avaliado com alunos do Ensino Médio e também com alunos do curso de Licenciatura em Química, mostrando-se como uma boa alternativa a ser utilizada em sala de aula.

Biografia do Autor

Walmir Araújo da Silva Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

 http://lattes.cnpq.br/8051442177403541

Diego Arantes Teixeira Pires, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

http://lattes.cnpq.br/5964107945467630

Downloads

Publicado

2019-04-23

Como Citar

da Silva Junior, W. A., & Pires, D. A. T. (2019). A química dos refrigerantes em uma abordagem experimental e contextualizada para o ensino médio. Scientia Plena, 15(3). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.034401