A química dos refrigerantes em uma abordagem experimental e contextualizada para o ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.034401Palavras-chave:
experimentação, refrigerantes, contextualização.Resumo
As atividades práticas podem trazer vários benefícios para as aulas de Ciências, isso quando bem planejadas, contextualizadas e abordadas de uma forma investigativa. Este trabalho traz uma proposta de atividade experimental para alunos de ensino médio, e visa associar o cotidiano do aluno aos conteúdos de Química ministrados em sala de aula. Como material experimental na atividade elaborada, foram usados diferentes tipos de refrigerantes, por estarem diretamente ligados ao dia a dia dos alunos e por serem do conhecimento de todos. Por meio da experimentação realizada, foi possível abordar uma série de conteúdos que devem ser ministrados durante o Ensino Médio, como soluções. O experimento proposto foi testado e avaliado com alunos do Ensino Médio e também com alunos do curso de Licenciatura em Química, mostrando-se como uma boa alternativa a ser utilizada em sala de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.