Análise da dinâmica e dependência espaciais da produção de milho no território rural “Sertão Ocidental” sergipano
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.080201Palavras-chave:
Índice de Moran, LISA, análise exploratória de dados espaciais, milhoResumo
O presente trabalho emprega análise exploratória espacial para investigar a dinâmica e a dependência espaciais da produção de milho no Território Rural Sertão Ocidental (TRSO) sergipano. Foram calculadas as autocorrelações espaciais global e local pelos índices Moran e LISA a partir das seguintes variáveis agregadas por município: área plantada (ha), quantidade produzida (t) e rendimento médio (kg/ha) para o período de 1974 a 2016. Também foram analisados os baricentros para cada ano e variável de forma a identificar possíveis deslocamentos da produção. Conclui-se que houve deslocamento da produção e da área plantada no sentido do TRSO, e que rendimentos elevados sempre se mantiveram localizados no TRSO. Todas as três variáveis apresentaram forte dependência espacial demonstrada pela estatística I de Moran, e heterogeneidade espacial local detectada pelo índice LISA, principalmente para a variável rendimento.Downloads
Publicado
2019-09-26
Como Citar
Silva, D. S. da, Silva, M. A. S. da, Carvalho, H. W. L. de, Dompieri, M. H. G., & Cuenca, M. A. G. (2019). Análise da dinâmica e dependência espaciais da produção de milho no território rural “Sertão Ocidental” sergipano. Scientia Plena, 15(8). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.080201
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.