DICA: Sistema de Recomendação de Objetos de Aprendizagem Baseado em Conteúdo

Autores

  • Felipe José Rocha Vieira Universidade Federal de Sergipe
  • Maria Augusta Silveira Netto Nunes Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Sistemas de Recomendação, Objetos de Aprendizagem, Mineração de Texto

Resumo

Muitos materiais educacionais estão disponíveis na Internet, sem contar os sites que tem como propósito específico ser um repositório destes recursos, mas mesmo assim encontrar materiais que contribuam com o aprendizado é um processo trabalhoso e muitas vezes cansativo. Este artigo vem apresentar o DICA - sistema de recomendação de objetos de aprendizagem - que utiliza as informações do Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) para recomendar objetos de aprendizagem de acordo com as semelhanças existentes entre eles através da utilização de técnicas de Inteligência Artificial.

Biografia do Autor

Felipe José Rocha Vieira, Universidade Federal de Sergipe

Técnico em desenvolvimento de sistemas formado pelo IFS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe) e graduando em sistemas de informação pela UFS (Universidade Federal de Sergipe). Já trabalhou no IFS, realizando atividades de suporte e desenvolvimento de software, exerceu também atividade de programador na UFS e atualmente se encontra no TJSE como programador de sistemas. Possui interesse nas áreas de Engenharia de Software, Inteligência Artificial e Sistemas de Informação, mas sempre que possível adentra em outras áreas.

Maria Augusta Silveira Netto Nunes, Universidade Federal de Sergipe

Professora Adjunta na DCOMP - Universidade Federal de Sergipe em Aracaju-Sergipe-Brasil. Membro do EDAPECI research group, GEPIED research group e Pii research group. Doutorado em Laboratoire d'Informatique, de Robotique et de Microélectronique de Montpellier na Université Montpellier II e Stefano A. Cerri foi o orientador na tese.

Downloads

Publicado

2012-08-06

Como Citar

Vieira, F. J. R., & Nunes, M. A. S. N. (2012). DICA: Sistema de Recomendação de Objetos de Aprendizagem Baseado em Conteúdo. Scientia Plena, 8(5). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/464

Edição

Seção

Artigos