Análise do componente arbóreo em uma área de ecótono Cerrado-Caatinga no sul do Piauí, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.010201Palavras-chave:
levantamento florístico, diversidade, conservaçãoResumo
Objetivou-se nesse estudo conhecer a diversidade florística e a fitossociologia em uma área de ecótono Cerrado-Caatinga no Sul do Piauí. Para amostragem do componente arbóreo foram alocadas aleatoriamente 20 parcelas de 400 m2 (20 × 20 m). Nas parcelas foram mensurados todos os indivíduos vivos com circunferência à altura do peito (CAP) ≥ 6 cm. Avaliou-se os parâmetros fitossociológicos da estrutura horizontal e a diversidade florística das espécies através do índice de diversidade de Shannon (H’). Foram amostrados 2.080 indivíduos distribuídos em 43 espécies e 15 famílias. O índice de diversidade (H’) encontrado foi de 2,77 nats.ind-1. As famílias mais representativas em número de espécies foram Fabaceae (19), Myrtaceae (3) e Combretaceae (3). As espécies mais representativas foram Combretum anfractuosum, Cenostigma macrophyllun, Terminalia actinophylla, Brosimum longifolium e Hymenaea eriogyne que juntas representaram 54,71% dos indivíduos. A distribuição diamétrica mostrou que a maioria dos indivíduos se encontram nas menores classes diamétricas, o padrão J invertido é um indicativo de que as espécies estão se regenerando. Todas as espécies, independente do seu tamanho populacional, contribuem para a diversidade e desenvolvimento da comunidade. O número de indivíduos e a diversidade de espécies mostram que o fragmento se encontra em bom estado de conservação.Downloads
Publicado
2019-02-27
Como Citar
Macedo, W. de S., da Silva, L. S., Alves, A. R., & Martins, A. da R. (2019). Análise do componente arbóreo em uma área de ecótono Cerrado-Caatinga no sul do Piauí, Brasil. Scientia Plena, 15(1). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.010201
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.