Análise do componente arbóreo em uma área de ecótono Cerrado-Caatinga no sul do Piauí, Brasil
Resumo
Objetivou-se nesse estudo conhecer a diversidade florística e a fitossociologia em uma área de ecótono Cerrado-Caatinga no Sul do Piauí. Para amostragem do componente arbóreo foram alocadas aleatoriamente 20 parcelas de 400 m2 (20 × 20 m). Nas parcelas foram mensurados todos os indivíduos vivos com circunferência à altura do peito (CAP) ≥ 6 cm. Avaliou-se os parâmetros fitossociológicos da estrutura horizontal e a diversidade florística das espécies através do índice de diversidade de Shannon (H’). Foram amostrados 2.080 indivíduos distribuídos em 43 espécies e 15 famílias. O índice de diversidade (H’) encontrado foi de 2,77 nats.ind-1. As famílias mais representativas em número de espécies foram Fabaceae (19), Myrtaceae (3) e Combretaceae (3). As espécies mais representativas foram Combretum anfractuosum, Cenostigma macrophyllun, Terminalia actinophylla, Brosimum longifolium e Hymenaea eriogyne que juntas representaram 54,71% dos indivíduos. A distribuição diamétrica mostrou que a maioria dos indivíduos se encontram nas menores classes diamétricas, o padrão J invertido é um indicativo de que as espécies estão se regenerando. Todas as espécies, independente do seu tamanho populacional, contribuem para a diversidade e desenvolvimento da comunidade. O número de indivíduos e a diversidade de espécies mostram que o fragmento se encontra em bom estado de conservação.
Palavras-chave
levantamento florístico, diversidade, conservação
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.010201
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Wallassy de Sousa Macedo, Leovandes Soares da Silva, Allyson Rocha Alves, Andréia da Rocha Martins
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.