Análise de aspectos ecológicos da vegetação como ferramenta indicadora da conservação do entorno de cavernas em Laranjeiras, Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2018.125303Palavras-chave:
ambiente cárstico, bioindicador, diagnóstico ambiental.Resumo
O presente estudo propõe a avaliação do estado de conservação do entorno de ambientes cavernícolas utilizando como critérios composição, diversidade, similaridade florística e fitossociologia em um raio de 20 m a partir da entrada de cavernas. Foram analisadas nove áreas de entorno, sendo divididas em duas categorias de acordo com o estágio de sucessão secundária: inicial (n = 7) e tardio (n = 2). Foram registradas 36 espécies, das quais 21 foram classificadas como pioneiras, três como secundárias iniciais e 12 como secundárias tardias. Os fragmentos circundantes de Mata Atlântica encontram-se em sua maioria em estágio sucessional inicial, em contraposição ao estabelecido na legislação vigente. Os resultados deste trabalho poderão subsidiar a implantação de projetos de recuperação da Mata Atlântica existente na área estudada, identificando áreas prioritárias para conservação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.